II Seminário do NEMAS

Apresentação

O II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde faz parte das atividades acadêmicas do NEMAS, da Faculdade de Educação (FaE), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), sendo suas linhas de pesquisa Educação em Saúde, Educação Ambiental e Ensino de Ciências.

Na edição de 2016 foi enfatizada a temática do Ensino de Ciências e nesta edição destacaremos os estudos sobre Educação em Saúde.

O evento ocorrerá no Anfiteatro do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), em Belo Horizonte, com o objetivo de enriquecer a formação inicial e continuada de professores de Belo Horizonte e região metropolitana para o ensino de saúde, ciências e meio ambiente, fortalecendo sua característica multidisciplinar. Através das atividades programadas esperamos construir conjuntamente diferentes ações para a melhoria da Educação em Saúde, Ensino de Ciências e da Educação Ambiental.


PROGRAMAÇÃO

   12 de SETEMBRO de 2017
8:30 às 9:00
Abertura
9:00 às 11:00
Mesa Redonda – Educação em Saúde: desafios e diferentes espaços de atuação
Prof.ª Dr.ª Clarissa Terenzi (UERJ) e Prof.ª Dr.ª Luciana Moro (UFMG)
11:00 às 14:00
Intervalo
14:00 às 15:00
Palestra – Metodologia do Ensino em Saúde
Prof.ª Dr.ª Fernanda Villani (UEMG/FaE)
15:00 às 17:00
Sessão comunicação em pôster

    13 de SETEMBRO de 2017
13:00 às 15:30
Oficina - Ciência e Literatura: construindo possibilidades para ensinar ciências para crianças
Prof.ª Dr.ª  Eliane Ferreira de Sá (UEMG/Ibirité)
15:30 às 17:30
Sessão comunicação em pôster
17:30 às 19:00
Intervalo
19:00 às 21:30
Oficina – Educação Ambiental e Metodologias Participativas
Prof.ª Me.ª  Jéssica Prudêncio Trujillo Souza (UNICAMP)

Para baixar a programação do II Seminário NEMAS Clique aqui
Datas Importantes do II Seminário do NEMASClique aqui



Apresentação de Pôster no II Seminário do NEMAS

Caros participantes, é com satisfação que divulgamos a relação de trabalhos a serem apresentados nas sessões de pôster dos dias 12 e 13 de setembro no II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde (NEMAS). 

Informamos que a dinâmica de apresentação dos pôsteres ocorrerá da seguinte maneira: 10 minutos de apresentação e 10 minutos de discussão para cada trabalho. A ideia é dar qualidade a esse importante momento formativo de forma que todos os trabalhos sejam apresentados e discutidos pelos pares presentes nas sessões.

Lembramos que as sessões, assim como todas as atividades do evento, ocorrerão no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), localizado na rua Pernambuco, número 47, bairro Funcionários, Belo Horizonte-MG.

Dias de apresentação
Clique aqui (download em pdf) 
Clique aqui (on line)



Relação  de Trabalhos aprovados no II Seminário do NEMAS

É com grande satisfação que divulgamos a lista dos trabalhos aprovados para apresentação do pôster no II Seminário do NEMAS. Em breve divulgaremos a programação de apresentação de cada trabalho nos dias e horários selecionados para a comunicação em pôster: 12/09 das 15 às 17 horas; 13/09 das 15:30 às 17:30 horas. Agradecemos a participação de todos!

Trabalhos aprovados
Clique aqui (download em pdf)
Clique aqui (on line)

____________________________________________________________________________________________________
Chamada para Submissão de resumos

Os trabalhos a serem encaminhados ao II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde deverão abordar as três linhas de pesquisa do NEMAS:

Ensino de Ciências
Educação Ambiental
Educação em Saúde

Serão aceitos trabalhos de pesquisa, extensão e ensino, desde que sejam sobre os temas especificados acima.

Título
Deve identificar com clareza a natureza do trabalho e ser escrito em letras maiúsculas com até 100 caracteres, incluindo espaços. Não utilizar abreviações.
Autores
Serão permitidos no máximo 06 autores. Podem ser listados como autores somente aqueles que participaram diretamente da pesquisa ou da elaboração do trabalho e, portanto, em condições de assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo.
Corpo do resumo
Deverá ser estruturado contendo entre 250 e 350 palavras. Deve conter, obrigatoriamente:
Introdução – apresentação do assunto;
Objetivos – apresentação dos objetivos do estudo;
Método – descrição dos procedimentos empregados para a realização da pesquisa;
Resultados finais ou parciais– destaque dos principais resultados obtidos no estudo e
Conclusões – apresentação da resposta ao objetivo da pesquisa.

Palavras-chave
Colocar as três principais palavras-chave que descrevem o trabalho.


Inscrição e submissão de resumo

PARA SUBMETER SEU TRABALHO Clique aqui.
Submissão encerrada!

Em 25 de agosto de 2017 estará disponível para consulta a lista de trabalhos aceitos para apresentação.


Forma de Apresentação

Os resumos submetidos e aptos deverão ser apresentados no II Seminário do NEMAS através de pôster Científico.
Pelo menos um dos autores do trabalho deverá estar presentes no momento da apresentação e julgamento. 
O(s) apresentador(s) do pôster deverão comparecer com 20 minutos de antecedência ao horário previsto para sua seção de apresentação e assinar a lista de frequência. A ausência do apresentador no horário do julgamento e apresentação acarretará desclassificação automática do trabalho e comprometerá a certificação de participação como Apresentador(a). 
O(s) apresentador(es) terão 10 minutos para expor seu trabalho à equipe de avaliadores da Comissão Científica utilizando, exclusivamente, o pôster. Não haverá equipamento de multimídia disponível para esta atividade. A fixação e retirada dos pôsteres serão de responsabilidade dos autores.
Toda elaboração e custos do poster ficarão sob a responsabilidade dos autores. 

Dimensões do pôster: 0,90m de largura e 1,20m de altura, com letras legíveis a uma distância de 2,00m. O material do pôster (lona, papel, etc) fica a critério dos autores. 

Título: Deve ser exatamente o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título e com letras menores devem aparecer os nomes dos autores, da instituição, da cidade e do estado.

Corpo do painel: Deve ser autoexplicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam colocadas na forma de itens.

A avaliação dos trabalhos

O julgamento da apresentação será de inteira responsabilidade da Comissão Organizadora do II Seminário do NEMAS, segundo os critérios abaixo:

Para a apresentação:
Emprego da metodologia científica na apresentação;
Didática do apresentador durante a exposição do resumo;
Domínio do(s) apresentador(s) sobre o assunto abordado;
Relevância da temática.

Certificado para trabalhos 

Será emitido um certificado por trabalho científico no ato da apresentação do pôster. Os nomes dos autores serão impressos no certificado na mesma ordem de preenchimento do formulário de submissão de trabalho e conforme digitado no ato da inscrição/submissão pelos autores.

Publicação dos resumos nas Anais Nacionais do evento 

Os resumos dos trabalhos apresentados nas Sessões de Pôsteres, da acordo com as normas, serão publicados em livro eletrônico online, com ISBN.

Contato: nemasuemg@gmail.com