Apresentação de Pôster no II Seminário do NEMAS
Caros participantes, é com satisfação que divulgamos a relação de trabalhos a serem apresentados nas sessões de pôster dos dias 12 e 13 de setembro no II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde (NEMAS).
Informamos que a dinâmica de apresentação dos pôsteres ocorrerá da seguinte maneira: 10 minutos de apresentação e 10 minutos de discussão para cada trabalho. A ideia é dar qualidade a esse importante momento formativo de forma que todos os trabalhos sejam apresentados e discutidos pelos pares presentes nas sessões.
Lembramos que as sessões, assim como todas as atividades do evento, ocorrerão no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), localizado na rua Pernambuco, número 47, bairro Funcionários, Belo Horizonte-MG.
Horário: das 15 horas às 17 horas
Título: OS PARADIDÁTICOS E A
CONTRIBUIÇÃO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Autores: Crismalar de Fátima Queiros David, Daniela
Carmen Martins Bispo da Silva, Isis Ferreira Barros, Vilma Gomes de Jesus,
Eliane Aparecida de Souza Oliveira.
Título: O JOGO COMO PRÁTICA
PEDAGÓGICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: A AMARELINHA DA SUSTENTABILIDADE
Autores: Ayana Omi Amorim de Oliveira, Cláudia
VirgíniaReis, Jaymelle Araújo de Freitas, Maiza Bispo Zanateli Cotta, Juliana
Stefane Câmara da Paz, Márcia Siqueira Pereira, Eliane Aparecida de Souza
Oliveira.
Título: DESENHOS ANIMADOS: UMA
ALTERNATIVA LÚDICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM SALA DE AULA
Autores: Giselle Mendonça de Oliveira Moraes, Keyla de
Souza e Silva Batista, Leiliane Pereira Lopes, Maria Lêda da Silva Campos,
Eliane Aparecida de Souza Oliveira.
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS DA
NATUREZA MEDIADOS POR AULAS EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
Autores: Gabriela Cobério Barroso Martins, Leideane
Ferreira Venâncio de Azambuja, Nathyelen Vitória Matos dos Santos, Eliane
Aparecida de Souza Oliveira.
Título: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMO EIXO
INTERDISCIPLINAR: A EXPERIÊNCIA DE UMA OFICINA SENSORIAL
Autores: Adriana Maria Loureiro, Claudete
Martins da Silva Pereira e Ricardo Tadeu Barbosa.
Título: A ESCOLA PROMOVENDO
HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS: DA ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA À ALIMENTAÇÃO DA
FAMÍLIA
Autores: Fânia Mara Benevides Oliveira, Aline Yasko
Marinho Suzuki.
Título: A HISTÓRIA DO JOÃO-DE-BARRO:
ESTUDO DAS REFLEXÕES AMBIENTAIS A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL
Autores: Laís Gumier Schimith e Priscila
Paschoalino.
Título: O CONTO QUE AS CAIXAS
CONTAM: TRABALHANDO COM AS NARRATIVAS LITERÁRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores: Janayna Alves Brejo, Ana Paula Patrícia Viana
Israel, Tânia Melo de Oliveira Fonseca, Darsoni de Oliveira Caligiorne.
Título: APRENDIZAGEM ATIVA NA IMPLANTAÇÃO
DE FOSSAS ECOLÓGICAS EM ESCOLAS DE CAMPO
Autores: Joana Ferreira Lefol e Joana Beatriz
Barros Pereira.
Título: DESENVOLVIMENTO DE HISTÓRIAS EM
QUADRINHOS COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores: Lorena Ferrari Uceli, José Vicente
Paula Gomes Filho, Kênia de Araújo e Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
Título: SAÚDE E PREVENÇÃO: UMA AULA DE
PARASITOLOGIA NOS LABORATÓRIOS DA PUC MINAS
Autores: Nayara Campos da Cunha, Jéssica
Barbosa dos Santos, Sara Maria Aparecida Silva e Marcelo Diniz Monteiro de
Barros.
Título: A CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS EM
QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores: Luzia Rezende Guimarães, Denílson
Santos Rodrigues, Priscila Amanda Alves Demetrio, Maria Nazaré Silva Mayrink
Pimentel de Mello e Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
Título: “DESCOBRINDO
CIÊNCIAS EM LETRAS DE MÚSICAS”: PARA O TEMA TRANSVERSAL TRABALHO E CONSUMO
Autores: Ana Flávia Silva Mesquita, Jordane
Silva de Andrade e Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
Título: A ELABORAÇÃO DE UMA PARÓDIA
COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA
Autores: Nathalia de Assis Rodes, Ana Flavia
Silva Mesquita, Marcelo Diniz Monteiro de Barros e Izabella Scalabrini Saraiva.
Título: PROMOVENDO O ENSINO DA DENGUE
ATRÁVES DE UM TEATRO
Autores: Jordane Silva de Andrade, Nathalia de
Assis Rodes, Ana Flavia Silva Mesquita, Diego Montalvão Nascimento, Izabella
Scalabrini Saraiva e Marcelo Diniz Monteiro de Barros.
Título: ATIVIDADE DE PERCEPÇÃO
ECOLÓGICA: UMA AULA SENSITIVA SOBRE OS SERES VIVOS
Autores: Nayara Campos da Cunha, Lohrane
Cristina Borges Vieira, Jéssica Barbosa dos Santos, Mariana Gonzaga da Silva,
Marcelo Diniz Monteiro de Barros e Sara Maria Aparecida Silva.
Título: ANIMACORPO: PROPOSTA
LÚDICA PARA ENSINO-APRENDIZADO DA ANATOMIA HUMANA E OS CINCO SENTIDOS
Autores: Maristela Gomes Martins, Márcia Emília
Guimarães de Paula Lima, Delvane Aparecida lana de Troian, Evelyn Oliveira
Moura Assunção, Júlia Slaib Righi de Toledo.
Título: FENÔMENOS NATURAIS:
VULCÕES E PANGEIA UMA ERUPÇÃO PEDAGÓGICA DA LUDICIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM
Autores: Bruna Lorena Póvoa Anastácio, Aline Passos,
Geraldo Morais Júnior, Mariana Caetano de Menezes.
DATA:
13/09/2017 (quarta-feira)
Horário:
das 15:30 horas às 17:30 horas
Título: AS PRÁTICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
NOS DIAS ATUAIS
Autores: Ana
Eugênia Alves Lourenço, Clara Santos Gomes, Cristina de Castro
Raso, Douglas Alexandre Nascimento de Souza, Elizete Cristina Souza, Jessica Ramos Gontijo,
Julia Miranda Pedrosa, Meiry Helen Rodrigues, Naiara
Estrela Caldeira Abreu, Rafaela
Bruna Tavares Mota, Raquel dos Santos Penteado, Sabrina da Costa
Gonçalves, Sandro
Alex B. de Sousa, Valéria Pereira Alvares Marinho, Gláucia Soares Barbosa.
Título: O PLANEJAMENTO DOCENTE
DAS AULAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores: Bárbara Caroline
Goulart Viana, Daniela
Cassia Moreira, Débora Ribeiro Araújo, Divina Januária
Santos Araújo, Izabella Caroline Soares Godinho, Jessica Dias Fernandes, Sarah Pedroza Vilela, Solange Teles Souza de
Jesus, Soraia Saez Procópio, Gláucia Soares Barbosa.
Título: A LINGUAGEM DO ENSINO EM
(GEO)CIÊNCIAS COMO ENFOQUE PARA A FORMAÇÃO CRIATIVA DO SUJEITO
Autores: Adriana Lacerda de Brito e Flávia de
Lacerda Zicker.
Título: FORMAÇÃO DOCENTE PARA O
ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores: Aline Karoline Pereira
Souza, Fernanda Bonino Ribeiro Silva, Jéssica Braz Caldeira, Joyce Lorrany Nogueira Ribeiro, Lituize Luany
Rodrigues Gomes, Maria Aparecida Campos Juarez, Paloma
Caroline Rodrigues Silva, Rafaela Araújo Mendonça, Renata
Moreira Silva, Samantha Carla Machado, Simone Santos Etelvina Pinto dos Santos,
Stephani
Milagre Dal Zuffo,
Gláucia Soares Barbosa.
Título: PIBID: O PROJETO QUE AGREGA
QUALIDADE À FORMAÇÃO DOCENTE
Autores: Aline Karoline Pereira Souza, Barbara
Maria Nunes da Silva, Débora Ribeiro Araújo, Isabel Maria de Oliveira, Jéssica
Fernandes Damasceno e Paula Cristina Braga de Assis Ribeiro.
Título: JOGOS DIDÁTICOS COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO
DO TEMA BIOMAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Autores: Lorena Ferrari Uceli, Jéssica Milene
de Moura Assis, José Vicente Paula Gomes Filho, Kênia de Araujo e Priscilla
Guimarães Zanella Diniz.
Título: LIBRÁRIO DE BIOLOGIA: RECURSO
DIDÁTICO PARA ENSINO DE LIBRAS E CIÊNCIAS
Autores: Lossany Cristina Paz Assumpção,
Cristiano José Roberto, Raimunda Ribamar Martins Mota, Fernanda Cilene Moreira
de Meira e Alexandre Túlio Amaral Nascimento.
Título: ESTUDO DA MELHORIA NO
APRENDIZADO: O BINÔMIO COMPETÊNCIA-HABILIDADE EM CIÊNCIAS EXATAS NO PRÉ-UEMG
Autores: Sérgio Silva Júnior, Luiz Otávio
Menezes Teles e Evaneide Nascimento Lima.
Título: SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA: A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS
Autores: Priscila Amanda Alves Demetrio,
Denílson Santos Rodrigues, Luzia Rezende Guimarães, Maria Nazaré Silva Mayrink
Pimentel de Mello e Priscilla Guimarães Zanella Diniz.
Título: O USO DE METODOLOGIAS
ALTERNATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ACERCA DA LEISHMANIOSE
Autores: Larissa de Souza Lobo, Maria Cecília de
Freitas, Lorena Caroline Rodrigues, Fernanda de Jesus Costa.
Título: O ENSINO DE BIOMAS
BRASILEIROS E SUAS CARACTERÍSTICAS DE FAUNA E DE FLORA ATRAVÉS DO JOGO DE
CARTAS
Autores: Raquel Michelle Batista, Thalita Cássia
Rodrigues Paiva Ferreira, Priscilla Guimaraes Zanella.
Título: APROFUNDANDO O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE O CÂNCER
UM ESTUDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE IBIRITÉ - MG.
Autores: Paloma Aparecida de Castro Ribeiro, Pâmela de
Castro Ribeiro, Jean Henrique Gonçalves de Oliveira, Fernanda de Jesus Costa, Maria
Cecília de Freitas, Keli Eloise Ferreira.
Título: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DE TEMPO
INTEGRAL
Autores: Isaura Alves Nogueira, Romilda Fernandes
Pedro Gonçalves, Joana Beatriz Barros Pereira, Gisele Correa Alves.
Título: ABORDAGEM A GRUPOS DE
TABAGISTAS
Autores: Maria Elisa Erhardt Teatini, Maria Janete
Souza Pereira.
Título: ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA A
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE HIGIENIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE PARASITOSES NA ESCOLA
Autores: Ana Luiza Mendes Santos, Paolla
Fernanda do Nascimento Ribeiro e Fernanda Nobre Amaral Villani.
Título: O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA
PREVENÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores: Maria Clara Oliveira Goulart Dias e
Fernanda Nobre Amaral Villani.
Título: PEGADA ECOLÓGICA: UMA
ESTRATÉGIA LÚDICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autores: Karla Regina Moreira Baldassini, Luisa
Ferreira Primo, Albelene Maria Santos, Karenine Agostinho Teixeira de Oliveira,
Tamara Silva Romanos da Matta, Fernanda Nobre Amaral Villani.