2018
Ateliê pedagógico de divulgação e popularização da ciência e tecnologia através das Feiras de Ciências
Ateliê pedagógico de divulgação e popularização da ciência e tecnologia através das Feiras de Ciências
Este projeto é um conjunto de ações para produção de materiais didáticos e mídias educacionais que têm como objetivo principal a alfabetização científica e o incentivo à criatividade e à inovação dos estudantes da Educação Básica para a Ciência e Tecnologia Feiras Científicas. Ver blog do desenvolvimento do projeto: Clique aqui
Professora Coordenadora: Fernanda Aires Guedes Ferreira
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2017
Ateliê pedagógico de divulgação e popularização da ciência e tecnologia pela FEMIC - Feira Mineira de Iniciação Científica
Este projeto é um conjunto de ações para produção de
materiais didáticos e mídias educacionais que têm como objetivo principal
a alfabetização científica e o incentivo à criatividade e à inovação dos
estudantes da Educação Básica para a Ciência e Tecnologia Feiras Científicas,
principalmente a FEMIC (Feira Mineira de
Iniciação Científica).Ver blog do desenvolvimento do projeto: Clique aqui
Professora Coordenadora: Fernanda
Aires Guedes Ferreira
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Compreendemos que um dos papéis dos educadores, nessa
globalização dos problemas ambientais, seja ensinar ao aprendiz, em qualquer
faixa etária e nível de escolarização, a empenhar-se e tornar-se um cidadão
crítico, consciente e reflexivo na busca pela melhoria do planeta. Assim,
esperamos promover a discussão sobre os problemas ambientais e as alternativas
sustentáveis de manutenção da vida no planeta, a partir de situações lúdicas e
jogos que promovam a conscientização e interação entre pessoas de diferentes
idades, níveis sociais e graus de escolarização.
Professora Coordenadora: Fernanda
Nobre Amaral Villani
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2016
Promoção da Iniciação Científica na Educação Básica através de práticas laboratoriais alternativas de baixo-custo
Voltado ao incentivo de metodologias pedagógicas
prático-experimentais de Ciências por investigação em escolas de Educação
Básica através da construção de laboratórios de Ciências de baixo-custo com
materiais e equipamentos construídos com materiais alternativos. O
objetivo foi viabilizar o ensino científico, prático-experimental,
principalmente através da iniciação científica na Educação Básica. As
atividades de Iniciação Científica foram desenvolvidas em duas escolas
públicas, uma estadual de Belo Horizonte e outra Municipal de Betim, ambas
não possuíam atividades de prática científica.
Professora Coordenadora: Fernanda
Aires Guedes Ferreira
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Além dos Muros da Universidade: Práticas Educativas no contexto da Educação Ambiental como Espaço de Atuação do Pedagogo
A preocupação com a conservação dos recursos naturais e com
a degradação ambiental pelo homem tem aumentado muito. Segundo estudos recentes
esta preocupação não é moda ou oportunismo, mas uma questão de sobrevivência.
Com isso um dos grandes desafios da atualidade é conciliar a viabilidade
econômica e a conservação ambiental, em busca do desenvolvimento sustentável.
Nesse contexto é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em
relação à natureza, para isso, a ação educativa formal e não formal deve
levá-lo a se questionar sobre si e sobre a realidade social em que se encontra,
fazendo com que descubra ser capaz de transformá-la.
Professora Coordenadora: Eliane
Aparecida de Souza Oliveira
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Educação ambiental com crianças do Ensino Fundamental: é possível refletir sobre o conceito e a gestão da bacia do Rio das Velhas?
Com o intuito de realizar uma educação ambiental voltada
para o entendimento da questão da crise hídrica com alunos das séries iniciais
do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte, o projeto contará
com três etapas: 1) Formação da equipe; 2) Seleção e observação das escolas; 3)
Ações educativas nas escolas e 4) Produção de relatório e trabalho científico.
Professora Coordenadora: Gláucia
Soares Barbosa
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